Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: entrevista com a Arlene Prestes da Cruz, terceirizada do Campus São Vicente do Sul
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 26 de Março de 2024, 14h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, conversamos com algumas mulheres que atuam ou estudam no IFFar. No oitavo texto desta série, apresento a entrevista com a Arlene Prestes da Cruz, que trabalha no refeitório do Campus São Vicente do Sul do IFFar.

Arlene Prestes da Cruz é funcionária terceirizada, trabalhando no refeitório do Campus São Vicente do Sul desde 2012, aproximadamente. “Eu não lembro direito a data, de tanto tempo que faz”, diz ela sobre seu ingresso (não como se esquecesse, mas como se nem notasse o tempo passar). Desde o começo, “me receberam muito bem aqui”, afirma ela.

Natural de São Vicente do Sul, ela se refere aos estudantes como “crianças” e diz procurar tratá-los como se fossem filhos e filhas. Arlene mantem uma relação próxima com os estudantes pois geralmente atua no servimento das refeições.

Por entender a importância do acolhimento de jovens recém-saídos de casa e/ou que estão longe de suas famílias, Arlene usa de amor e de carinho no trato diário com esse público. “Eu adoro trabalhar com as crianças e sempre procuro tratar todos bem e com alegria, para que eles não se sintam solitários”, diz ela.

Igualmente predisposta à diversão, Arlene afirma brincar bastante com os estudantes. Alguns já chegam perguntando - “Tia, qual a brincadeira de hoje?”. Se ela admite estar sem inspiração no dia, aí vem a resposta - “Então sou eu quem vai brincar com a senhora”. O pequeno diálogo é uma mostra da singela troca que ela tem com os alunos.

Arlene_SaoVicente_.jpg

Foto: Arlene Prestes da Cruz  funcionária terceirizada do Campus São Vicente do Sul

Além da atenção e das brincadeiras esbanjadas na hora das refeições, ela ainda consegue orientar as “crianças” para que estudem, para que comam salada, feijão. A ajudante de cozinha conta que por vezes provoca os estudantes “Eu pergunto pra eles: como vocês vão estudar se não comer direito?”. Dessa forma, ela tenta estimular os estudantes para uma alimentação saudável, “ainda mais com tudo que eles têm disponível aqui”, ressalta.

A afetividade que Arlene dispõe no seu trabalho, frequentemente é reconhecida – de forma oficial e solene - por meio de homenagens nas cerimônias de formaturas, já que muitas turmas a indicam como funcionária homenageada.

Em relação ao Dia Internacional da Mulher, ela considera muito importante a valorização da data e conta que recebe uma porção de abraços dos estudantes no dia.

Dia Internacional da Mulher – em alusão à data, durante o mês de março, o IFFar publica uma série de pequenos perfis de mulheres que atuam ou estudam na instituição. Confira os perfis já publicados: