Página inicial > Últimas Notícias > Cisco NetAcad divulga formações gratuitas para comunidade acadêmica da Rede Federal
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 11h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Programa Cisco Networking Academy (NetAcad) está ofertando formações profissionais aos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O treinamento inicial refere-se à primeira fase da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, enquanto o segundo será uma capacitação de instrutores em CCNA1 - Introdução a Redes. Ambos cursos são gratuitos e serão disponibilizadas nas academias ativas da NetAcad no país.

De acordo com a Cisco, o programa CiberEducação “é dividido em fases e oferecerá formação profissional a estudantes, bem como ofertas de estágio e trabalho”. O treinamento visa estimular e capacitar alunos no curso exploratório NetAcad “Fundamentos em Cibersegurança”. A maratona será desenvolvida de 3 a 23 de outubro, com carga-horária de 30 horas/aula. As inscrições podem ser feitas pelo link http://cs.co/formacao_CCNA-ITN.

Já a capacitação de instrutores em CCNA1 - Introdução a Redes será realizada de 20 de setembro a 17 de novembro de 2022, das 19h às 21h, duas vezes por semana. As aulas serão online. A metodologia é de sala de aula invertida, ou seja, os alunos assistem às videoaulas que serão disponibilizadas previamente, fazem os exercícios referentes a essas aulas, e as sessões ao vivo serão reservadas para esclarecimento de dúvidas e para laboratórios práticos. Todas as regras para participação da formação e o link de inscrição estão disponíveis no link http://cs.co/formacao_CCNA-ITN.

Os dois treinamentos foram viabilizados a partir do convênio assinado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Programa Cisco Networking Academy (NetAcad), em 2020. O Grupo de Trabalho criado a partir do convênio tem se debruçado para expandir a parceria e ofertar capacitação profissionalizante em tecnologia aos estudantes e comunidades pelo país.

No Brasil, há 14 centros de suporte de academias em centros de treinamento de instrutores. O programa já beneficiou mais de 439 mil alunos desde sua chegada no país em 1999. A Cisco Networking Academy fechou o último ano fiscal - que contempla o período de agosto de 2020 a julho de 2021 - com mais 103 mil alunos no programa, um crescimento de 32% em relação ao ano fiscal anterior e com atuação em mais de 521 academias.

Comunidade Conif/Cisco NetAcad

Gestores e servidores da Rede Federal interessados em tornar-se uma academia ou instrutor da Cisco Networking Academy – CONIF podem preencher o formulário disponível no endereço http://cs.co/9000MJxnG. Os professores da Rede Federal vão poder utilizar as ferramentas disponíveis com a parceria em seus projetos de extensão.

Conif