Página inicial > São Vicente do Sul > 15 anos dos IF's: MEC destaca importância dos Institutos Federais no Brasil
Notícias São Vicente do Sul

15 anos dos IF's: MEC destaca importância dos Institutos Federais no Brasil

Publicado em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 11h04 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma cerimônia em comemoração aos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) nesta segunda-feira (4), no Auditório do Museu Nacional da República, em Brasília. Durante a abertura, o Ministro da Educação falou sobre a possibilidade de expansão da Rede Federal.

mec15anosifs notícia071220232

Foto: ministro de Estado da Educação fala durante evento comemorativo aos 15 anos dos IFs

“Eu tenho uma admiração enorme pelos Institutos Federais e não tenho dúvida de que essa é uma das maiores políticas educacionais deste país e do mundo, pela sua excelência, pelas oportunidades e pela sua estrutura”, destacou Camilo Santana. Para ele, a Rede Federal é um patrimônio do povo brasileiro.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC), Getúlio Ferreira, ressaltou o fato de os IFs atenderem não só os jovens, mas também adultos interessados em se profissionalizar. “A nossa faixa etária começa cedo, mas ela não tem limites e vai longe. Nós recebemos, nas nossas instituições, todos aqueles jovens e adultos que entendem que, no Instituto Federal, vão encontrar um caminho, não importa a idade que tenham”, disse.

Ainda durante a cerimônia, houve o lançamento pelo MEC e pelos Correios do Selo Postal em Comemoração aos 15 anos da lei de criação dos Institutos Federais.

mec15anosifs notícia07122023

Foto: reitores dos Institutos Federais participaram do evento realizado em Brasília

Os IFs foram criados no dia 29 de dezembro de 2008, através da Lei nº 11.892/2008. Em 2023 completarão, portanto, 15 anos de existência. Presentes em todas as unidades da Federação, os IFs são instituições de excelência e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Atualmente, o País conta com 600 campi, com 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos.

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terá verba destinada aos IFs

Camilo Santana também falou sobre a possibilidade de expansão e consolidação da Rede Federal nos próximos anos. Lembrou que pela primeira vez o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terá uma verba destinada exclusivamente para os IFs e que a Rede Federal será ampliada e consolidada.

“Nós vamos não só consolidar os Institutos Federais, mas ampliar a rede. O Presidente Lula tem um sonho de chegar a mil campi no Brasil inteiro. Vamos trabalhar muito para alcançar esse sonho, porque o Presidente já mostrou o compromisso que ele tem com a educação e não será diferente nesse seu terceiro mandato”, relatou Camilo Santana.

O volume de investimentos para os IFs será anunciado ainda em dezembro, de acordo com o Ministro da Educação.

Projeto multimídia – Para celebrar os 15 anos dos IFs, o MEC desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”. Foram selecionados 15 personagens, das cinco regiões do País, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, para narrarem suas trajetórias nos IFs. A fim de contar essas histórias, o MEC percorreu o Brasil, realizando entrevistas, ensaios fotográficos e captação de vídeo com os 15 personagens.

As trajetórias desses 15 indivíduos, ainda que únicas, dialogam com o papel dos Institutos Federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas também por serem agentes de transformação social, fazendo a diferença nas comunidades. As fotos e o documentário retratam e contam a história e atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos IFs na vida das comunidades em que estão inseridos.

O Projeto inclui a Exposição “Institutos Federais, a cara do Brasil”, que ficará no Museu Nacional da República até o dia 28 de janeiro. A exposição também será levada para várias cidades do Brasil.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia 15 anos dos IFs

Na quinta-feira (7), foi realizada uma Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais homenageou os 15 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional. Além dos parlamentares, a atividade teve a participação de reitores dos Institutos Federais e da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

sessãosolenecâmara notícia07122023

Foto: reitores dos Institutos Federais posam para foto na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, durante Sessão Solene

O evento foi transmitido pela TV Câmara. A gravação está disponível no Youtube, através deste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec (texto adaptado pela Secom/IFFar. Leia o conteúdo original neste link)