Página inicial > São Vicente do Sul > Campus inaugura a sala dos Núcleos Inclusivos
Notícias São Vicente do Sul

Campus inaugura a sala dos Núcleos Inclusivos

Publicado em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 15h10 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, foi inaugurada a sala dos Núcleos Inclusivos do Campus São Vicente do Sul – NEABI e NUGEDIS, respectivamente: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. A sala está localizada no 3ª andar do prédio A (sala A-210) e oportuniza um ambiente para o desenvolvimento de atividades ligadas a esses movimentos, bem como espaço de estudos e pesquisas sobre as temáticas inclusivas.

Além da abertura oficial à comunidade escolar e acadêmica, houve a entrega da premiação para a estudante Eduarda Bataglin (do 3º ano ADM), vencedora do concurso que selecionou o desenho a ser pintado em uma das paredes da sala. No mural, criado e pintado por ela, estão representadas as seguintes personalidades: Ailton Krenak, Angela Davis, Marielle Franco, Marsha Johnson e Cássia Eller.

Na inauguração, estavam presentes o diretor de Administração, Gilson Parodes; o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Deon; a coordenadora de Ações Afirmativas, Daniela Friggi; as presidentas dos núcleos, servidoras Andreza Silva (Neabi) e Thais Colombo (NUGEDIS), além de estudantes, membros dos núcleos e servidores do Campus.

A festividade também integrou a programação do Novembro Negro, evento que ocorreu de 21 a 29 de novembro, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Leia mais sobre este evento aqui.

Captação de recursos para Ações Inclusivas

Na ocasião, Gilson anunciou a captação de recursos externos no valor de R$ 100 mil reais, que serão destinados à Coordenação de Ações Afirmativas (CAA) e à Coordenações de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE), por meio de emenda parlamentar da Deputada Denise Pessoa. O recurso foi conseguido a partir do projeto elaborado pelas coordenações e mobilizada pela Diretoria de Planejamento, em outubro deste ano.

Acompanhe os Núcleos no Instagram: