Página inicial > Panambi > Representantes do IFFar participam do South Summit Brazil
Notícias Panambi

Representantes do IFFar participam do South Summit Brazil

Publicado em Terça, 10 de Mai de 2022, 10h38 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O South Summit, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia ocorreu em Porto Alegre de 04 a 06 de maio. Foram mais de 400 palestras que contaram com a presença de visitantes de 70 países.

O IFFar - Campus Panambi se fez presente no evento através do servidor ligado ao Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT), Rudião Wisniewski, e dos Coordenadores do Curso Superior em Automação Industrial, Marcelo Bataglin, e do Curso Superior em Produção de Grãos, Volnei Meneghetti.

Para Rudião, que também é Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, e esteve na abertura do evento, “ a oportunidade de participar de um evento como este é fundamental para desenvolver atividades que (re)pensem a inovação tecnológica no IFFar. Como afirmou no dia 04/05 Guilherme Azevedo, cofundador e CHO da Alice, ‘Inovação se faz com tentativa e erro. A cada erro surge uma inovação para evitar que se repita’. O importante é estarmos sempre atentos a oportunidades de inovar”.

No segundo dia os docentes Marcelo Bataglin e Volnei Meneghetti participaram das atividades voltadas às áreas de atuação dos seus cursos. Dentre as palestras assistidas, destacam-se: Indústria 5.0: Foco no ser humano e no planeta; O futuro da robótica; O Futuro do Agribusiness no Brasil e Agricultura inteligente para o Clima. Também foi possível acompanhar a etapa final da competição de Startups que, de acordo com os professores, “foi um dos melhores momentos da Feira de Inovação. Cada startup tinha três minutos para apresentar (em inglês) o seu produto/serviço para uma banca de jurados/investidores de diferentes países. A Startup que levou o troféu de categoria de mais inovadora, Pix Force, possui ampla aplicação na agricultura através da automação, desenvolvendo soluções para interpretação automática de imagens e vídeos, aplicando inteligência artificial à visão computacional e transformando imagens obtidas por câmeras, drones e satélites em informações e dados”.

Entre os três dias de evento, mais de 20 mil pessoas de mais de 50 países circularam pela feira, segundo a organização. Entre os frequentadores, estavam 500 investidores, 2,2 mil estudantes e representantes de 8,5 mil empresas e de 3,3 mil startups. Mais de 500 veículos de comunicação registraram o evento e o aplicativo do South Summit Brazil registrou mais de 40 mil contatos realizados, entre o público e as instituições/empresas participantes. A equipe de trabalho foi composta por mais de 3.500 profissionais, entre colaboradores diretos e indiretos.

O South Summit Brazil contou com a co-organização do governo do RS em colaboração com o Centro de Empreendedorismo e Inovação (IE University). Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu fora da Europa e a capital gaúcha foi escolhida devido ao seu ecossistema de inovação, que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups.