Página inicial > Júlio de Castilhos > II Semana do Meio Ambiente e I Semana do Alimento Orgânico aconteceu no Campus Júlio de Castilhos
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 13 de Junho de 2017, 16h52 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

De 05 a 09 de junho aconteceu no Campus Júlio de Castilhos a II Semana do Meio Ambiente e a I Semana do Alimento Orgânico do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, evento promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA Arapuá. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, essa data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente de 1972. O evento teve por objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas e chamar a atenção sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Junto a Semana do Meio Ambiente ocorreu a Semana do Alimento Orgânico. O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxico”, além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos, ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Ele vem da Agricultura Orgânica, que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos: a auto sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço; a maximização dos benefícios sociais para o agricultor; a minimização da dependência de energias não renováveis na produção; a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminante que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente; o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

Durante a Semana do Meio Ambiente e dos Alimentos Orgânicos aconteceram palestras “Por que consumir alimentos orgânicos” nas escolas de Júlio de Castilhos: EEEF Senador Alberto Pasqualini, EEEM Doutor Júlio Prates, EMEF Élio Salles; EMEF Casemiro de Abreu; E Maria Rainha; EEEF Doutor Theodoro Ribas Salles, IEE Vicente Dutra; EEEF Dolores Paulino; EEEF Miguel Wairich Filho; EMF Visconde de Mauá e EMF São João. As palestras foram ministradas por alunos do IFFar – JC integrantes do NEA- Arapuá e da Licenciatura em Ciências Biológicas e foram voltadas para alunos de sexto a nono ano das escolas municipais e estaduais.

Na noite do dia 05 de junho aconteceu no Centro Cultural Álvaro Pinto o painel de abertura “Experiências no controle biológico” com o Engenheiro Agrônomo Alisson Celmer e a palestra “Alimentação orgânica: alimentos para vida” com a Engenheira Agrônoma Isabel Cristina Lourenço da Silva. Na terça-feira à tarde ocorreu uma atividade de conscientização no Campus Júlio de Castilhos “O rastro que você deixa”, onde foi exposto o que é produzido de resíduos no Campus em apenas um dia, para que pensemos respeito do quanto de resíduos produzimos e após realizaram um diálogo sobre a conscientização ambiental.

Na quarta-feira, 07 de junho aconteceu no IFFar-JC a Primeira Feira de Produtos Coloniais, onde 6 agricultores feirantes de Júlio de Castilhos, estiveram na sala de convivência trazendo seus produtos, onde também foi realizado um delicioso café colonial, quando todos puderam aproveitar e degustar os produtos.

O evento continuou na quinta-feira à tarde com uma Distribuição de materiais informativos sobre o Meio Ambiente e Alimento Orgânico nos estabelecimentos comerciais e para a população no centro de Júlio de Castilhos, já a noite ocorreu a palestra “Plantas Prebióticas na Tecnologia de Alimentos” com a Engenheira de Alimentos Mariane Lobo Ugalde, após a palestra os participantes puderam experimentar alimentos preparados com plantas prebióticas.

O encerramento da II Semana do Meio Ambiente da I Semana do Alimento Orgânico aconteceu na sexta-feira, no Centro Cultural Álvaro Pinto, com a palestra “Meio ambiente e Sustentabilidade” com o professor de Biologia Carlos Lehn. Carlos destacou a importância de nossas ações terem continuidade e não serem apenas pontuais e lembrou ainda que nossas ações no continente impactam não só no continente, mas também nos oceanos.

Durante a semana ainda aconteceram programas de rádio com a temática “meio ambiente e alimento orgânico” na Rádio Comunitária Cultura FM, recolhimento de resíduos eletrônicos e atividades culturais também com a temática do meio ambiente e alimentação orgânica.