MEC institui Programa de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal
A Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 4/2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), institui oficialmente o Programa de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede APE). O Programa é uma iniciativa do MEC desenvolvida pelo IFFar em parceria com as instituições da Rede Federal.
Edital nº 024/2026 - Processo seletivo simplificado de Professores(as) e Profissionais de Assistência Estudantil para atuar no Partiu IF - Resultado preliminar da 1ª etapa
O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFar), nomeado pela Portaria Eletrônica nº 264, de 31 de janeiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União de 3 de fevereiro de 2025, Seção 2, Página 28, de acordo com o Regimento Geral do IFFar, no uso de suas atribuições, torna público o Resultado Preliminar da 1ª etapa (títulos e experiência profissional) do processo seletivo simplificado de Professores(as) e Profissionais de Assistência Estudantil para atuarem como bolsistas no Programa Partiu IF.
Edital nº 023/2026 - Processo Seletivo 2026 - Cursos Técnicos de Nível Médio - EJA/EPT (Proeja) - Lista de inscritos e Convocados para Entrega Presencial de Documentos
A VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSOS SELETIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFar), no uso de suas atribuições, torna pública a Lista de Inscritos e Convocados para Entrega Presencial de Documentos, do Processo Seletivo 2026 para Cursos Técnicos de Nível Médio EJA/EPT (PROEJA) do IFFar.
Edital nº 022/2026 - Cadastro de Projetos de Pesquisa Externos, Projetos Vinculados a Cursos de Pós-Graduação ou a Fundação de Apoio no IFFar
A PRÓ-REITORA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO SUBSTITUTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições, torna público o fluxo contínuo para cadastro de projetos de pesquisa contemplados por agências externas de fomento, projetos vinculados a cursos de pós-graduação ou projetos executados com fundação de apoio/instituição conveniada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
Edital nº 021/2026 - Processo Eleitoral para Escolha dos Representantes do Segmento Egressos do IFFar no Consup - mandato 2026 a 2028 - Lista preliminar de eleitos
A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, nomeada pelo Decreto Presidencial de 29 de janeiro de 2021, publicado no Diário Oficial da União de 1º de fevereiro de 2021, e reconduzida pelo Decreto Presidencial de 30 de janeiro de 2025, publicado no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2025, no uso da atribuição que lhe confere o art. 13 da Resolução Consup nº 186, de 28 de novembro de 2014, e com base na Resolução Consup Nº 4/2023 (Regulamento do Conselho Superior) e na Resolução Consup Nº 38/2021 (Regulamento Eleitoral do Conselho Superior), torna pública a Lista Preliminar de Candidatos Eleitos no Processo Eleitoral para Escolha dos Representantes do Segmento Egressos no Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Consup/IFFar, mandato 2026-2028.
IFFar assina contrato para início das obras da nova reitoria
Nesta sexta-feira (30), no Gabinete da Reitoria do IFFar, foi realizada a assinatura do contrato que marca o início das obras de construção da nova reitoria da instituição.
Aviso de Dispensa Eletrônica nº 90079/2026 - Contratação de serviços de publicação em jornais em grande circulação
Processo: 23873.000278/2026-51
Objeto: O objeto da presente licitação é a contratação de serviços de publicação, em jornais em grande circulação, local/regional e, no caderno classificados ou em espaço específico de editais, anúncios oficiais, de materiais de interesse do instituto Federal Farroupilhas, conforme condições e exigências estabelecidas no aviso de contratação e anexos.
Data início de recebimento das Propostas: 05/02/2026 às 09:00h
Data fim de recebimento de propostas: 11/02/2026 às 09:00h
Prazo da etapa de lances: 06:00
Local: Portal de Compras do Governo Federal – www.gov.br/compras
UASG: 158127
Pé-de-Meia 2026: estudantes devem habilitar ou atualizar CadÚnico
Alunos dos cursos Técnicos Integrados do IFFar, incluindo da educação para jovens e adultos (EJA/EPT), devem manter o CadÚnico atualizado para poderem acessar o Pé-de-Meia. O programa do Governo Federal oferece incentivo financeiro para garantir a permanência e o êxito dos estudantes de baixa renda.
Hoje (30) é o último dia para se inscrever no Processo Seletivo dos Técnicos EJA/EPT
Os Técnicos Integrados EJA/EPT do IFFar oferecem Ensino Médio e curso técnico para maiores de 18 anos, no turno da noite, nas cidades de Alegrete, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santa Rosa e São Borja. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 30 de janeiro.
Governo Federal inclui Campus Santa Maria no rol de ações do Novo PAC
A Resolução do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC) nº 12/2026, publicada na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União, inclui o Campus Santa Maria no rol de ações do Novo PAC. A criação da nova unidade foi anunciada pelo ministro da Educação em 2025.
Redes Sociais