Página inicial > São Vicente do Sul > Atividades alusivas ao Novembro Negro acontecem de 21 a 29/11
Notícias São Vicente do Sul

Atividades alusivas ao Novembro Negro acontecem de 21 a 29/11

Publicado em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 16h50 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 21 a 29, o chamado Novembro Negro traz uma série de atividades à comunidade escolar e acadêmica do Campus São Vicente do Sul, com o objetivo de promover discussões a respeito do preconceito e da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira, assim como sobre a importância da cultura africana na construção social do país.

O evento abrange uma programação variada, com palestra, apresentações de dança, roda de conversa, oficina e exibição de filmes, além de cardápio especial. Durante o período, também será inaugurada a sala dos Núcleos Inclusivos. Veja abaixo a programação completa:

Novembro Negro juntas

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus SVS, que promove, ao longo do ano letivo, diversas ações em prol da implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 - principais instrumentos de promoção da educação para as relações étnico-raciais e de combate ao racismo dentro do campo educacional.

Em novembro, a programação adquire um caráter especial, sendo alusiva ao dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, que busca dar visibilidade às lutas do movimento.

SAIBA MAIS:

O 20 de novembro ganhou visibilidade, pela primeira vez, em 1971, quando um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio (data da assinatura da Lei Áurea) como referência de celebração do povo negro.

No lugar, sugeriram o 20/11, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. Quase 50 anos depois, em 2017, o Senado aprovou projeto de lei que institui o 20 de novembro como data comemorativa, de forma a contribuir para reforçar a luta pela igualdade racial.