Página inicial > São Vicente do Sul > Turmas participam de atividades de conscientização no Dia Mundial do Meio Ambiente
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 06 de Junho de 2023, 16h33 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizadas atividades de conscientização e sensibilização com as turmas do Ensino Médio e das Graduações do Campus São Vicente do Sul.

Em 2023, comemora-se o 50º aniversário dessa data, que é usada mundialmente como um importante momento para promover ações em prol do meio ambiente. Organizadas pelo Projeto Sustentabilidade na Prática, as falas ocorreram nos turnos tarde e noite e foram conduzidas pelas profª Vanessa Almeida da Silva, Simone Bochi Dorneles e prof. Gustavo Machado da Costa.

Além de explicações sobre a gestão de resíduos que é realizada pelo projeto nas dependências do campus, as falas trouxeram informações sobre a classificação de resíduos e rejeitos, as diferenças entre lixeiras de coleta seletiva, e a importância da etapa do descarte correto a fim de facilitar o trabalho de catadores/as e o posterior encaminhamento para reciclagem e/ou reutilização. A poluição plástica igualmente foi abordada, já que esse foi o assunto escolhido pelas Organizações das Nações Unidas para ser o tema-destaque da 50º edição.

No intervalo da tarde, os participantes foram convidados à realizarem uma ação de recolhimento de resíduos pelo campus e arredores. Também houve o estímulo à participação, à proposição e ao acompanhamento de iniciativas de educação e gestão ambiental, principalmente junto às comunidades e ao poder público dos municípios.

Na ocasião, também houve o lançamento de cartilha educativa, produto resultante de um trabalho articulado entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia realizado com estudantes do curso Técnico em Agropecuária. O material traz, então, textos e jogos selecionados, de autoria dos estudantes participantes; e será distribuído em escolas de São Vicente do Sul e da região, por circunstância das ações extensionistas do projeto “Sustentabilidade na Prática”.

DSC 3375