Página inicial > São Vicente do Sul > Estudante gaúcha concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul
Notícias São Vicente do Sul

Estudante gaúcha concorre ao Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 14h03 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Eleições ocorrem de 30 de outubro a 5 de novembro. Todos os jovens com idades entre 14 e 18 anos estão aptos a votar

A aluna do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen Giovana Pertuzzatti Rossatto é uma das selecionadas como representante do estado para concorrer na fase nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A estudante é a única representante do Rio Grande do Sul.

O PJM busca promover o protagonismo juvenil. Reúne jovens de todos os países membros do Mercosul que, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos”-, elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da região. Os jovens também recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à de  mocracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Giovana Rossatto tem 16 anos e é aluna do segundo ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Na seleção pré-estadual, Giovana concorreu com candidatos dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul. Seu projeto, “Brasil Jovem: uma luta pelo protagonismo juvenil”, foi selecionado para a fase final, quando será selecionado um representante nacional entre estudantes de todo o Brasil. Saiba mais sobre o projeto no final desta notícia.

Eleições - A seleção ocorre por meio da votação dos alunos do Ensino Médio com idades entre 14 e 18 anos, pelo site do PJM (http://pjm.mec.gov.br/). As eleições ocorrem no período de 30 de outubro a 5 de novembro e poderão votar todos os jovens com idade entre 14 e 18 anos, com ou sem vínculo a uma unidade escolar.

Brasil Jovem busca divulgar programas de protagonismo juvenil

No projeto Brasil Jovem: uma luta pelo protagonismo juvenil, Giovana lembra que o recente processo de impeachment e as crises econômicas e políticas levaram o brasileiro a descrer no que diz respeito a sua participação em processos democráticos e o exercício de sua cidadania.

Com base neste cenário, o projeto ressalta a importância de promover a participação cidadã por meio de ações educativas que ajudem o brasileiro a melhor compreender os processos democráticos.

Para isso, considera imprescindível a participação de jovens em projetos e ações que visam a solução de problemas reais e vinculados aos seus cotidianos.

Assim, o Projeto Brasil Jovem propõe divulgar programas e instâncias de protagonismo juvenil a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul e auxiliar e guiar os interessados em sua preparação.

Saiba mais no site do projeto (http://projetobjovem.wixsite.com/projetobjovem/quem-somos) e na página no Facebook (https://www.facebook.com/projetobjovem/?fref=ts).