Página inicial > São Vicente do Sul > Consulta Pública para escolha de nome de geoparque da região vai até 1º/12
Notícias São Vicente do Sul

Consulta Pública para escolha de nome de geoparque da região vai até 1º/12

Publicado em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 15h47 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O IFFar, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e municípios, tenta viabilizar o reconhecimento de um Geoparque Mundial da Unesco na região central do Rio Grande do Sul, com o objetivo de trazer visibilidade aos territórios e fomentar o turismo sustentável na área geográfica que abrange 6 municípios. Uma consulta pública para a definição do nome da área está aberta até 1º de dezembro.

ConsultaGeoparque

A área geográfica abrange as cidades de Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul. De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, o projeto Geoparque visa potencializar o desenvolvimento econômico e humano tendo como foco o turismo baseado na sustentabilidade.

A participação na consulta pública se dá através de um formulário do Google, disponível neste link. Os participantes podem informar o município em que residem e devem escolher um dos nomes disponíveis: Raízes de Pedra; Ibicuhy; Geoholos; Origem do Pampa; e Fósseis Gaúchos.

A professora Ângela Marinho explica que os nomes têm relação com a finalidade do Geoparque. Remontam a achados geológicos, paleontológicos e arqueológicos que contam a história da região.

Saiba mais

Geoparque é um conceito definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para áreas geográficas unificadas pela relevância geológica internacional. Atualmente, existe apenas um Geoparque reconhecido no Brasil.

Em outubro, dirigentes do IFFar e da UFSM e das prefeituras dos municípios envolvidos discutiram a criação do Geoparque. O encontro ocorreu na reitoria do IFFar. Saiba mais sobre o encontro neste link.

Fonte: Secom