Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto com produtores de hortaliças resulta em e-book sobre boas práticas agrícolas
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 16h50 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Neste mês de outubro, como resultado de um projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, foi lançado um e-book que reúne informações para a promoção de boas práticas de manejo agrícola para o cultivo de hortaliças.

Sob organização da profª Ana Lúcia de Paula Ribeiro, o livro “Boas práticas agrícolas para a produção de hortaliças” conta com seis capítulos, apresentando informações técnicas e práticas sobre: manejo do solo e água, cultivo em ambiente protegido, produção orgânica e certificação, uso correto e consciente de agrotóxicos e manejo integrado de pragas. Além de Ana, são autores dos estudos os profs. Cleudson Jose Michelon e Luis Aquiles de Medeiros; o engenheiro agrônomo Marcos Antônio Turchiello, da Emater/RS, que foi parceira da ação; além de acadêmicos do Curso de Bacharelado em Agronomia do Campus SVS.

capa ebbok horta

O material é dedicado, principalmente, aos agricultores da região que são participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visto que a ideia de compilar tais conhecimentos nasceu de diagnósticos realizados junto a esses produtores, em 2019 e 2020. Entre outros dados, essas pesquisas apontaram a carência de informações técnicas para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos que são comercializados, especialmente em relação ao uso de novas tecnologias de manejo de cultivo e uso de água, produção orgânica e o controle fitossanitário.

Nesse sentido, o e-book visa estimular a formação e capacitação dos produtores rurais, contribuindo para o avanço do setor de olericultura na região. A ação também contou com a parceria da incubadora tecnológica CultivaSul Jr.

O e-book é gratuito e pode ser acessado aqui.