Página inicial > Santo Ângelo > 1º Chimarrão de Ideias
Notícias Santo Ângelo

1º Chimarrão de Ideias

Publicado em Segunda, 23 de Mai de 2016, 11h36 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na última terça-feira, aconteceu o 1º Chimarrão de Ideias do Instituto Federal Farroupilha – Campus de Santo Ângelo. A iniciativa coordenada pela Direção de Pesquisa, Extensão e Produção / Setor de Produção tem como objetivos fazer uma aproximação com a comunidade local e iniciar um processo de construção da identidade produtiva do Campus, amparada nas necessidades do setor agropecuário local. Entre os convidados citam-se a Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ascar /Emater, e empresas do setor agropecuária local, bem como servidores do Instituto.

O IFFarroupilha Campus de Santo Angelo, vem se estruturando na área agrícola e com o inicio do curso técnico em agricultura, também inicia-se a implantação dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção – LEPEP. Neste primeiro momento tem-se como metas as LEPEPs de Olericultura e Agricultura (áreas experimentais de forrageiras e culturas anuais, plantas recuperadoras de solo, etc), tendo como enfase um trabalho voltado para inovação técnologica, sustentabilidade e agroecologia.

O tema norteador do 1º Chimarrão de Ideias foi sobre o projeto: Avaliação do Potencial Produtivo de Forrageiras de Inverno com Diferentes Tipos de Adubação. Esta proposta vem sendo trabalhada em conjunto com entidades e empresas locais. Entre as forrageiras que serão trabalhadas destaca-se: 03 cultivar de Azevéns, aveia branca e preta, os trevos, ervilhaca, nabo e trigo tarumã, e culturas anuais de trigo e canola. Entre os objetivos, está o de avaliar a produtividade relacionada a adubação e manejo, indutores de resistência, adubação foliar alternativa e aproveitando de insumos da propriedade rural.

Outro objetivo é constituir um espaço de ensino aprendizagem aos alunos que realizarão a práticas de plantio, manejo, colheita, analise dos dados da produção e socialização dos resultados em dia de campo pré agendado para setembro.

Desta forma, se institui o Chimarrão de Ideias como espaço para ouvir a comunidade local, socializar nossas ações. E igualmente deixa-se a possibilidade para as empresas e instituições locais e regionais apresentarem suas demandas e anseios e virem a  ser parceiras do IFFarroupilha. Os Chimarrões de Ideias serão realizados Trimestralmente, e passaram a ter uma maior divulgação.