Página inicial > Santo Ângelo > Cinquentenário do 20 de novembro é tema do IFFarCast
Notícias Santo Ângelo

Cinquentenário do 20 de novembro é tema do IFFarCast

Publicado em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 10h02 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Uma conversa sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, foi tema do sexto episódio do podcast do IFFar. O programa está disponível na plataforma Spotify.

IFFarCast 652x351 equal

Em 2021, o Dia Nacional da Consciência Negra completou 50 anos. A data foi criada em Porto Alegre, em 1971, por um coletivo formado por jovens negros que queriam dar visibilidade ao tema. Antes disso, a data dedicada ao combate ao racismo era o 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Para os jovens idealizadores do 20 de novembro, o dia que marca a morte de Zumbi de Palmares, em 1695, era mais apropriado por representar a luta do movimento negro.

O Cinquentenário do 20 de Novembro foi o tema do sexto episódio do IFFarCast. No programa, a auxiliar de biblioteca do Campus São Borja, Izabel Espindola Barbosa, e o professor de história do Campus Júlio de Castilhos, Ênio Grigio, falaram deste e de outros temas envolvendo a importância da data, racismo estrutura, luta por direitos e cotas raciais nas universidades. O programa pode ser ouvido na plataforma Spotify, através deste link.

O IFFarCast é produzido pela Secretaria de Comunicação em parceria com a equipe da WebTV do IFFar. Sugestões de pauta para os próximos programas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mês da Consciência Negra no IFFar - Em alusão ao 20 de Novembro, o IFFar promoveu palestras, rodas de conversa e formações sobre o tema durante o mês. A íntegra de algumas atividades estão disponíveis no Youtube. Saiba mais.