Página inicial > Santo Ângelo > IFFar apresentou projeto de extensão em feira colombiana de inovação agropecuária
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 12h00 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Projeto de Extensão do IFFar Horta comunitária: acolhimento e integração com imigrantes haitianos, segurança alimentar e nutricional foi apresentado na Feira Internacional Virtual de Inovação Agropecuária “El campo Innova”. O evento é promovido pelo governo colombiano e ocorre de forma virtual.

hortacomunitariasa22092021

O projeto Horta Comunitária envolve 15 imigrantes haitianos. Os encontros ocorrem na Escola Municipal Brochado da Rocha, em Santo Ângelo, nas manhãs de sábado. As atividades consistem em aulas de Língua Portuguesa, em que os participantes aprimoram seus conhecimentos da língua portuguesa tendo o espaço da horta como potencializador das interações por meio de diversos gêneros textuais. Na sequência, todos se dirigem à horta onde realizam o manejo, o plantio de hortaliças, plantas alimentícias não-convencionais (PANCs), temperos e chás. A produção é compartilhada entre os participantes. No espaço da horta já foram promovidas oficinas de aproveitamento de alimentos, uso de PANCs, sabão artesanal, dentre outras.

O projeto de extensão ocorre desde 2020, sem interrupções mesmo no período de férias. A coordenadora do projeto, a professora do Campus – Santo Ângelo Maria Aparecida Lucca Paranhos, explica que o Horta Comunitária é derivado de outro projeto de Língua Portuguesa para imigrantes desenvolvido em 2019. Como a pandemia de Covid-19 impediu a continuidade daquele projeto, e os alunos haitianos insistiam em continuar as aulas, foi proposto o projeto Horta Comunitária. “Assim, num espaço aberto, respeitando os protocolos, poderíamos interagir e atender à demanda de reforço alimentar/nutricional”, explica a professora Maria Aparecida Paranhos.

As aulas são desenvolvidas no saguão da Escola Municipal Brochado da Rocha e a horta também é no pátio da escola, num espaço que estava ocioso até 2020. Além da professora Maria Aparecida Paranhos, o projeto conta com o apoio do Técnico Agrícola do Campus Santo Ângelo Ivan Preuss. Em 2021, o projeto foi beneficiado com fomento e dois bolsistas alunos do Curso Técnico em Agricultura do IFFar - Campus Santo Ângelo dão o apoio no manejo dos cultivares.

Feira El Campo Innova - O evento ocorre de 22 a 25 de setembro de 2021. É promovido pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, conjuntamente com outros atores do Sistema Nacional de Inovação Agropecuária da Colômbia. A Feira “El Campo Innova” se realiza de forma virtual, em uma plataforma 100% interativa, a qual conta com cinco pavilhões articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Erradicação da Pobreza; Fome zero e Agricultura Sustentável; Indústria, inovação e infraestrutura; Ação contra a mudança global do clima; Saúde e bem-estar; Trabalho decente e crescimento econômico e Parcerias para a implementação dos objetivos.

Durante esses quatro dias estarão reunidos produtores, investigadores, organizações nacionais e internacionais, estudantes, acadêmicos, extensionistas e comerciantes compartilhando arranjos tecnológicos e trocando experiências de alto impacto na agricultura, visando o desenvolvimento sustentável. Neste espaço de interação para empresas líderes em tecnologia agropecuária, também para universidades e centros de investigação para divulgar seus projetos e trocar experiências. O IFFar Campus Santo Ângelo participará com um estande no Pavilhão Saúde e Bem-estar.

Saiba mais

O projeto de extensão Horta Comunitária mantém páginas no Facebook e no Instagram. Eles também produziram um vídeo sobre o projeto.

Confira como foi a apresentação

Secom, Ascom IFFar SAN, Maria Aparecida Lucca Paranhos