Página inicial > Panambi > Aula prática de ciência forense integra alunos de Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h21 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na segunda-feira, 20/11, alunos de todas as turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi participaram de uma atividade científico-cultural que envolveu os fundamentos teóricos e práticos da ciência forense, uma vez que esse conteúdo desperta muita atenção dos alunos e envolve diversos conteúdos científicos. A professora Ana Carolina Miranda criou um caso a ser investigado pelos alunos, o qual tratou de um suposto assassinato.

Após a explanação teórica sobre a ciência forense, o que é uma cena de um crime, quais são os vestígios encontrados nessa cena e como um perito pode analisar os indícios encontrados no local, os alunos receberam o caso a ser solucionado. Os suspeitos eram os professores do curso de Ciências Biológicas. A partir de análises realizadas em laboratórios, foram avaliadas as impressões digitais, extrações de DNA do fios cabelos, análise da arma com reagente e cromatografia, a partir do bilhete deixado pelo/a suposto/a assassino/a. No dia seguinte às análises laboratoriais, cada grupo apresentou a solução para o caso, reconstituindo a cena do crime e narrando uma história sobre os motivos que o teriam desencadeado.

A aula teórico e prática envolveu todos os alunos e professores do curso, sendo uma atividade de integração que também abordou uma das possibilidades de atuação profissional para futuros egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que é a ciência forense. As inscrições para o curso ocorrerão em janeiro de 2018, via SISU.