Página inicial > Panambi > IFFar promove curso de português para imigrantes
Notícias Panambi

IFFar promove curso de português para imigrantes

Publicado em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 12h29 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Servidores e estudantes do IFFar – Campus Panambi promovem um curso de português para imigrantes residentes em Panambi. O curso de extensão ocorrerá todas às quartas-feiras, às 19h, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 15/12, tendo sua aula inaugural realizada ontem (20/10). Interessados em participar podem ir até o local na próxima quarta, 27/10, às 19h.

A atividade objetiva promover a inclusão de imigrantes por meio de um curso interdisciplinar e intercultural de imersão na Língua Portuguesa de forma básica nas suas quatro habilidades: escrita, fala, leitura e compreensão textual. Além disso, o curso abordará outros conhecimentos necessários à inclusão desses imigrantes ao mundo do trabalho e na cultura local.

A condição dos imigrantes na cidade de Panambi é muito diversa e não se tem estudos ou publicações que documentem essa situação. Muitos deles trabalham no setor metalomecânico, mas há os que enfrentam o desemprego e, então, a exclusão social é ainda maior. Para que os imigrantes possam se naturalizar brasileiros e se manter no país, precisam comprovar a realização de um curso de Língua Portuguesa. Então o projeto vem atender a essa necessidade, não só porque esses imigrantes desejam aprimorar seu letramento na Língua Portuguesa, mas também porque os conhecimentos e a certificação auxiliarão na manutenção do emprego ou para conquistar outros espaços de trabalho.

Com isso, o IFFar - Campus Panambi propõe-se a auxiliar por meio da capacitação no uso da língua portuguesa, a fim de que esses imigrantes possam exercer plenamente sua cidadania, facilitando as trocas culturais e sua inserção na comunidade local. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Panambi, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Na aula inaugural estiveram presentes Elizabete Farias de Souza, Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Solange Molz, Coordenadora do polo de apoio presencial da UAB e os seguintes representantes do IFFar – Campus Panambi: Jorge Fonseca, Diretor Geral; Rudião Wisniewski, Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção; Lisiane Goettens, Diretora de Ensino; Maria Elisa Santos, Coordenadora de Extensão; Ana Lúcia Mohr, Chefe de Gabinete, Tina Franchi, Relações Públicas; Ana Paula Markus Hoffmann, Juliano Severo e Adriele Da Silva Tavares Furstenau, estudantes de Licenciatura Biológica e voluntários do projeto.