Página inicial > Júlio de Castilhos > Acadêmicos do 2º semestre de Licenciatura em Matemática realizam prática de projeto de extensão

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/portaliffar/www/images/Projeto Siomara

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/Projeto Siomara
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h01 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Os acadêmicos do 2º semestre do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus Júlio de Castilhos estiveram em escolas da região realizando a prática do Projeto de Extensão “Prática de Ensino de Matemática II (PeCCII) do 2o semestre de 2023”. No IFFar, os acadêmicos construíram Teodolitos (equipamento utilizado para medir ângulos em relação a linha horizontal) com sucatas e, com apoio de fitas métricas, planejaram práticas de ensino de matemática envolvendo o conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo.

Escola Casemiro de Abreu2.jpeg

No dia 28 de novembro, a professora Dra. Siomara Cristina Broch e os acadêmicos Milene Mdos Santos de Lima e Eduardo José Junges estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Casemiro de Abreu em Júlio de Castilhos. Lá foram recebidos pelo professor Marcelo Rodrigues e desenvolveram uma prática experimental de medição de alturas inacessíveis utilizando este conteúdo e usando as relações de seno, cosseno e tangente mestudadas pelos alunos do 9º ano na disciplina de Matemática.

Escola Casemiro de Abreu 5.jpeg

No dia 05 de dezembro, novamente a professora Dra. Siomara Cristina Broch acompanhou os acadêmicos Eduardo José Junges, Juliane Natasha Santos Pedroso, Milene dos Santos de Lima e Paioli Valau Cardoso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Protásio Lima de Moraes em Tupanciretã. Foram recebidos pela direção da escola e pela professora Jamile Dias que, junto com os acadêmicos, desenvolveram a mesma prática de aplicação do conteúdo de trigonometria com os estudantes das turmas do 9º e do 8º ano.

Escola Protasio 4.jpeg

Foi um momento muito interessante e motivador para os alunos das escolas envolvidas, pois tiveram oportunidade de realizar uma aplicação prática do conteúdo matemático estudado teoricamente em sala de aula, além de desenvolver habilidades de manipulação e medidas com fitas métricas e trenas além do uso do Teodolito para medidas de ângulos. Para os acadêmicos, futuros professores de Matemática, também foi um momento importante de formação, pois proporcionou aproximação com os estudantes da Educação Básica, numa desafiadora metodologia de ensino de conteúdos matemáticos baseada na experimentação e prática com instrumentos de medida.

{gallery}Projeto Siomara{/gallery}

Texto/imagens:Siomara Cristina Broch