Página inicial > Frederico Westphalen > IFFar-FW oferece curso gratuito de Astronomia
Notícias Frederico Westphalen

IFFar-FW oferece curso gratuito de Astronomia

Publicado em Quinta, 29 de Julho de 2021, 15h40 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

A astronomia é mais do que uma área específica da física, é uma ciência natural que estuda os corpos celestes e os mais diversos fenômenos que têm sua origem externa ao planeta Terra. Por essa razão, a astronomia caracteriza-se como uma excelente ferramenta de ensino multidisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento humano.

Voltado para alunos do ensino médio, mas aberto ao público em geral, a presente ação de extensão constitui-se em um curso de introdução à astronomia ministrado por professores e estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - campus Frederico Westphalen.

Considerando o contexto da pandemia de COVID-19, o curso foi desenvolvido em formato totalmente on-line (sem encontros presenciais), utilizando-se do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle e da plataforma de streaming de vídeos YouTube. Foram elaborados materiais de leitura, apresentações, atividades de fixação e serão ministradas videoaulas AO VIVO de forma semanal. As aulas ocorrerão aos sábados com uma duração média de 1 hora e 30 minutos cada, sem intervalos e com cerca de 30 minutos ao final para seções de perguntas e respostas. Ao todo, serão realizados 5 encontros conforme o calendário abaixo:

Aula 1 – Hierarquia das estruturas no universo - 11 de setembro de 2021.
Aula 2 – Movimento diurno dos astros e o Sistema Solar - 18 de setembro de 2021.
Aula 3 – Fusão nuclear, estrelas e espectroscopia - 25 de setembro de 2021.
Aula 4 – Distâncias astronômicas e vida extraterrestre - 2 de outubro de 2021.
Aula 5 – Cosmologia - Origem, evolução e fim do universo - 9 de outubro de 2021.

O curso é totalmente GRATUITO e possui certificação de 20 horas para os participantes que atingirem um aproveitamento mínimo de 60% nas avaliações.

Ficou interessado? Faça sua inscrição preenchendo o formulário abaixo até o dia 05 de setembro.