Página inicial > Alegrete > Projeto "Abelhas Amigas" leva conscientização ambiental para as escolas
Notícias Alegrete

Projeto "Abelhas Amigas" leva conscientização ambiental para as escolas

Publicado em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 15h51 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

A comunidade da Escola Dr. Lauro Dornelles teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as características e a importância das abelhas sem ferrão. Os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Ciências Biológicas do IFFar - Campus Alegrete, enquanto ministravam suas aulas, notaram enxames de abelhas jataí (sem ferrão) instalados nas paredes da escola e viram a necessidade da criação de um meliponário no educandário.

Ao conversar com a Prof.ª Renata Porto Alegrete, coordenadora da Lepep de Apicultura e Meliponicultura do IFFar - Campus Alegrete, tiveram a ideia de levar o projeto de extensão "Meliponário na escola" também para o Lauro Dornelles. O primeiro encontro foi no dia 14 de agosto com alguns representantes da Escola Lauro Dornelles, onde eles puderam conhecer pessoalmente o apiário do IFFar - Campus Alegrete. Logo depois foi realizada uma ação de conscientização ambiental na escola, visando o aprendizado sobre a importância das abelhas no meio ambiente, a diferença entre abelhas com ferrão e sem ferrão e a forma de interação com elas. O encontro aconteceu na tarde de ontem, 23, no auditório da escola Lauro Dornelles. Estiveram presentes no evento, além da comunidade da escola, a Prof.ª Renata Porto Alegre e a equipe da Lepep de Apicultura e Meliponicultura e a Prof.ª Paula Guadagnin e sua equipe de bolsistas do Pibid de Ciências Biológicas.

WhatsApp Image 2023-08-24 at 07.46.04.jpeg

O projeto foi denominado "Abelhas Amigas" e a partir dessa conscientização dos alunos, a escola terá o acompanhamento da Lepep de Apicultura e Meliponicultura, com o auxílio nas técnicas de criação dessas abelhas sem ferrão.

Escolas que possuem interesse em participar do projeto "Abelhas Amigas", levando conscientização ambiental para sua comunidade escolar, podem entrar em contato com a Lepep de Apicultura e Meliponicultura para agendar uma visita através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..