Página inicial > Alegrete > Atividades alusivas ao mês da Consciência Negra no Campus Alegrete
Notícias Alegrete

Atividades alusivas ao mês da Consciência Negra no Campus Alegrete

Publicado em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 14h17 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

A Coordenação de Ações Inclusivas e o Núcleo de Estudos Afro-indígenas do Campus promoveram em novembro, algumas atividades formativas alusivas à Semana da Consciência Negra. Confira:

☑ Em sala de aula, o prof. Tiago Rosa levou para as turmas dos cursos técnicos integrados uma conversa sobre Literatura Afro-Brasileira e autores(as) negros(as);

☑ Na tarde do dia 23, o Historiador Márcio Sônego esteve falando para os colegas servidores, trazendo uma reflexão sobre "A Importância da Lei nº. 10.639/03 na Educação Antirracista";

☑ No mesmo dia 23, no turno da noite, tivemos novamente a presença do Márcio, junto do prof. Rodrigo Oliveira Lopes. Ambos abordaram o "Racismo Estrutural na Sociedade Brasileira", em um momento dedicado aos estudantes dos cursos superiores noturnos.

20221123_150540.jpg

SAIBA MAIS:

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em Porto Alegre, em 1971, por um coletivo formado por jovens negros que queriam dar visibilidade ao tema. Antes disso, a data dedicada ao combate ao racismo era o 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Para os jovens idealizadores do 20 de novembro, o dia que marca a morte de Zumbi de Palmares, em 1695, era mais apropriado por representar a luta do movimento negro.