Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página
Campus Alegrete

Sobre o Campus

Publicado em Quarta, 30 de Março de 2016, 14h05 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Vista aérea IFFar Alegrete

 

HISTÓRICO

 

As atividades do Campus Alegrete começaram em 1954, a partir da iniciativa do então Deputado Federal Rui Ramos, que pleiteou junto à Secretaria Estadual da Agricultura a criação de uma escola para atender aos jovens da colônia do Passo Novo. Naquele ano, 34 alunos fizeram parte da primeira turma de Iniciação Agrícola, em regime de internato.

Nos primeiros anos, a Instituição fazia parte da administração estadual, depois foi vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Em 1985, tornou-se Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA). A estrutura física e o número de cursos cresceram gradativamente. Em 2005, foram autorizados os cursos superiores de Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Agroindústria; no ano seguinte, a escola passou a oferecer Cursos Técnicos Integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio (PROEJA), nas áreas da Informática e Agropecuária, além do Curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio, na habilitação Agropecuária.

Com a publicação da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foram criados os Institutos Federais – com isso, por meio da intregração da EAFA, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de São Vicente do Sul, de sua Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos, e do acréscimo da Unidade Descentralizada de Santo Augusto que anteriormente pertencia ao CEFET de Bento Gonçalves, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha ou IFFar).

De acordo com a lei de sua criação, o IFFar é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Equiparados às universidades, os institutos são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, além de detentores de autonomia universitária.

Atualmente, o IFFar possui em sua estrutura administrativa onze campi, Reitoria, Centros de Referência e Polos de Educação a Distância, sendo caracterizado como uma instituição com natureza jurídica de autarquia, que lhe confere autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

O IFFar - Campus Alegrete oferta quatorze cursos presencias e um a distância. Em nível médio são ofertados os cursos técnicos nas modalidades Integrado (3), Subsequente (1) e PROEJA (Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Tecnológica) (1), em nível superior oferta cursos de graduação na formas de bacharelado (1), licenciatura (3) e tecnologia (3), e também cursos de pós-graduação lato sensu - especialização (3). Também oferece cursos de formação continuada e extensão.

Com aproximadamente 1500 alunos, o Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete oferece oportunidades de qualificação para toda a comunidade da Fronteira Oeste e do Estado.

 


CURSOS

 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Ensino Médio + Formação Técnica)

Técnico em Agropecuária - Integral (diurno) - 3,5 anos

Técnico em Informática - Integral (diurno) - 3 anos

Técnico em Química - Integral (diurno) - 3 anos

 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio EJA/EPT (para maiores de 18 anos)

Técnico em Agroindústria - Noturno - 3 anos

 

Cursos Técnicos Subsequentes EaD (para quem já concluiu o Ensino Médio)

Técnico em Agroindústria - EaD (Polos Alegrete e São Gabriel) - 1,5 anos

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - EaD (Polos Santiago e São Gabriel) - 1,5 anos

 

Cursos de Graduação

Bacharelado em Agronomia - Integral (diurno) - 5 anos

Bacharelado em Zootecnia - Integral (diurno) - 5 anos

Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno - 4 anos

Licenciatura em Matemática - Noturno - 4 anos

Licenciatura em Química - Noturno - 4 anos

Tecnologia em Alimentos - Noturno - 3 anos

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Noturno - 3 anos

Tecnologia em Produção de Grãos - Noturno - 3,5 anos

 

Cursos de Pós-graduação Lato Sensu

Especialização em Computação Aplicada

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Especialização em Gestão Escolar

Especialização em Produção de Culturas de Lavoura

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete

RS-377 - Km 27 - Passo Novo - CEP 97555-000 - Alegrete/RS  - Telefone: (55) 99998-9174