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Título da Dissertação: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Produto Educacional: Educação Financeira na EJA/EPT: orientações sobre Renda Extra, Planejamento Financeiro e Investimentos

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira é uma temática interdisciplinar que envolve consumo consciente, inclusão financeira, Matemática Financeira e desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais. Esses conhecimentos são especialmente úteis para estudantes da EJA/EPT, favorecendo mudanças positivas em suas vidas. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a implementação de uma proposta de Educação Financeira em uma turma do curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, na modalidade EJA/EPT do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), considerando que esse público, em geral, trabalha e é responsável por seu sustento. O estudo teve como objetivos compreender o perfil e as necessidades dos estudantes, implementar uma proposta pedagógica sobre o tema, verificar sua contribuição para trabalhadores-estudantes e elaborar uma cartilha educativa baseada nas vivências dos participantes. A pesquisa reforça que a gestão financeira pessoal está mais ligada ao comportamento e à organização do que apenas à escolaridade ou habilidades matemáticas, tornando essencial a abordagem educativa. Utilizando um estudo de caso qualitativo, aplicaram-se questionários e realizou-se uma Roda de Conversa. A observação participante permitiu identificar desafios enfrentados pelos estudantes, como endividamento, falta de planejamento e dificuldades na compreensão de conceitos econômicos básicos. A proposta pedagógica enfatizou o diálogo, a escuta ativa e a troca de experiências, resultando em um aprendizado significativo e aplicável à realidade dos participantes. Os resultados evidenciaram que a Educação Financeira é essencial na EPT, pois alinha o aprendizado técnico e profissional às realidades socioeconômicas dos estudantes. A maioria dos participantes tem responsabilidades familiares e busca melhores condições financeiras, o que reforça a importância do tema. Além dos aspectos matemáticos, destacou-se a influência de fatores psicológicos, sociais e emocionais na tomada de decisões financeiras. Como produto da pesquisa, foi elaborada uma cartilha educativa sobre Educação Financeira, servindo como recurso para ampliar o conhecimento e promover a autonomia financeira dos estudantes da EJA/EPT. Além disso, ressaltou-se a necessidade de incorporar a Educação Financeira de forma mais sistemática nos currículos da EPT, proporcionando um aprendizado contínuo e estruturado sobre finanças pessoais. Recomenda-se a criação de espaços de fala e escuta nos cursos da EPT, promovendo práticas educativas voltadas ao consumo consciente, planejamento financeiro e estratégias para evitar o endividamento. Também é fundamental considerar as particularidades socioeconômicas e culturais dos estudantes para que os temas abordados sejam relevantes e aplicáveis às suas realidades. A Educação Financeira desempenha um papel importante na formação cidadã, ampliando as oportunidades sociais e promovendo maior equilíbrio financeiro.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Prática Educativa

Data da defesa: 03 de abril 2025

Horário: 15h30min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

COnvite Defesa Arioane T6

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  • 14/03/25
  • 14h06

Título do projeto: Tecnologias Digitais e formação docente: as práticas educativas e a inserção das tecnologias na sala de aula 

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Resumo: A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Jaguari. O avanço das tecnologias digitais tem impactado significativamente o campo educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas. A pesquisa busca analisar como os professores do curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis integrado ao Ensino Médio do IFFar – Campus Jaguari utilizam essas tecnologias no ensino e na aprendizagem. A pesquisa se justifica pelo impacto crescente da tecnologia na educação e pela necessidade de preparar os estudantes para um mundo do trabalho que exige domínio sobre ferramentas digitais. A formação docente, nesse contexto, torna-se essencial para garantir o uso eficaz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, os professores enfrentam desafios como a falta de formação específica, a necessidade de planejamento pedagógico adequado e o suporte institucional. A fundamentação teórica abrange a história dos Institutos Federais, a educação profissional e tecnológica, e o modelo TPACK, que trata da interseção entre conhecimento pedagógico, tecnológico e de conteúdo. O estudo adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, empregando revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo a interpretação das percepções docentes sobre o uso das tecnologias no ensino. Como produto educacional, será desenvolvido um curso no âmbito do Programa Institucional de Desenvolvimento (PIDes), intitulado "Educação e Tecnologia: superando barreiras e ampliando horizontes", estruturado em módulos interativos. O curso proporcionará um espaço para a troca de experiências, reflexões e desenvolvimento de estratégias práticas para a integração eficaz das tecnologias no ensino. Espera-se que os resultados da pesquisa fortaleçam a formação continuada dos docentes e impulsionem a implementação de abordagens inovadoras que aprimorem o ensino na era digital.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo;  Formação Docente; Educação Profissional; Práticas Pedagógicas.

Data da qualificação: 28 de março de 2025

Horário: 10h30min


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Fernanda T7

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  • 14/03/25
  • 09h56

Título da Dissertação: PROTAGONISMO FEMININO NA DITADURA MILITAR DO BRASIL: uma análise sobre o assunto no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari

Produto Educacional: Protagonismo Feminino na Ditadura Militar do Brasil

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre o protagonismo feminino na ditadura militar do Brasil no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. Especialmente, objetiva analisar a visibilidade oportunizada às mulheres em aulas de história sobre o assunto ditadura militar do Brasil nos cursos de Ensino Médio Integrado em Administração, Agricultura e Sistemas de Energia Renovável, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A fim de realizar a análise proposta, este trabalho possui como objetivos específicos: identificar quais personagens femininas possuem destaque no currículo de história desses cursos; comparar a importância ofertada à participação feminina com relação aos homens; indagar se o gênero interferiu na forma como vivenciaram a ditadura militar; realizar um levantamento de mulheres que se destacaram no período e que não foram contempladas no currículo; e elaborar uma página no Instagram que oportunize visibilidade às mulheres do período estudado. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, sustentada no método de Análise de Discurso Crítica de Fairclough (ADC) que analisa criticamente o discurso nos livros didáticos utilizados pelos alunos na disciplina de história. Desse modo, o estudo é focado em analisar a(s) posição(ões) sujeito atribuída(s) às mulheres nas abordagens sobre ditadura militar do Brasil. Os sujeitos desta pesquisa definem-se nas práticas discursivas presentes nos recortes discursivos gerados a partir dos documentos selecionados para o estudo. Entendemos que memória e história andam juntas, portanto, precisamos rememorar a ditadura militar para não dar espaço a disseminação de discursos negacionistas ou romantizados sobre o período. A ênfase em gênero pretende que as mulheres recebam a visibilidade histórica a qual tiveram negada. Entendendo que são assuntos indispensáveis para uma formação omnilateral dos sujeitos. Por fim, constatamos que apenas cinco mulheres foram citadas no capítulo que aborda o tema, são elas: Criméia Alice Schmidt de Almeida, Marlene de Souza Soares, Nara Leão, Elis Regina e Gal Costa. Evidenciamos que além de numericamente, os homens também ganharam maior destaque nas descrições, espaços, diversidade nos perfis, e tiveram seus feitos mais valorizados. Trouxemos histórias de militantes, mulheres pretas, indígenas, mães, esposas, imprensa e apoiadoras do regime. Afirmamos que o gênero interferiu na forma como as pessoas vivenciaram a ditadura militar, tanto na forma com que são descritas no livro didático, quanto nas suas experiências no período da ditadura. E, finalmente, elaboramos um produto educacional para ofertar visibilidade as mulheres, reconhecendo a contribuição delas na história. 

Palavras-chave: Mulheres; Ditadura Militar; Currículo; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 21 de março de 2025

Horário: 9h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Thaís T6

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  • 13/03/25
  • 14h01

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: CURRÍCULO INTEGRADO EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO

Produto Educacional: Laboratório Virtual do Curso Técnico em Edificações (LABVEDI)

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: No curso Técnico em Edificações, os estudantes são formados para atuar como profissionais autônomos, em empresas privadas ou no serviço público. Existe um histórico no Campus Panambi com o curso nas modalidades EJA-EPT e subsequente. A partir da criação do Técnico Integrado ao ensino médio e início das aulas no ano de 2024, surge uma necessidade de uma releitura dos modelos pedagógicos e do desenvolvimento do Currículo Integrado (CI) nesse espaço pedagógico que perpassa o laboratório de edificações. Não obstante, o direcionamento educacional apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não contribui para uma vida digna para todos e todas na sociedade, muito menos, proporciona uma formação integral, que relacione trabalho, cultura, ciência e tecnologia, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, propomos um laboratório virtual, denominado Laboratório Virtual do Curso Técnico em Edificações (LABVEDI) como complemento das atividades práticas, com materiais que possibilitam estratégias baseadas na Equação Civilizatória – EC, (Bazzo, 2020). Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o Currículo Integrado vinculadas a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) subjacentes nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações do campus Panambi, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Rio Grande do Sul. A análise ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, construiu-se um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma formação integral e integrada propositiva de uma maior justiça social e dignidade humana. Esta pesquisa foi realizada no programa de pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT.

Palavras-chave: Currículo Integrado. CTS. Espaços Pedagógicos. EPT. Técnico em Edificações.

Data da defesa: 20 de março de 2025

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Ígor T6

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  • 12/03/25
  • 09h21

 

Edital de Sorteio – Nº 02/2025

 

Edital de sorteio para seleção de servidores para atuar como fiscais na aplicação de prova do processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – Turma 2025 – edital 01/2024

Comunicado

Informamos que houve um equívoco e o Edital de Sorteio de Fiscais 02/2025 foi retificado e, as inscrições realizadas, no link anterior, foram desconsideradas.

Edital Retificado
Anexo I
Anexo II

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  • 28/01/25
  • 16h18

O prazo para se inscrever no ProfEPT foi estendido até 10 de janeiro.

As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro de 2025. Com a prorrogação, o prazo para pagamento da taxa de inscrição foi estendido até o dia 13 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 160. 

Acesse o edital.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em rede nacional, reconhecido pela Capes, que visa proporcionar formação, produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio de pesquisas na área. São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT.

O edital oferta 656 vagas em todo o Brasil, sendo que metade é reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para se inscrever, é preciso ter diploma de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). Os servidores deverão comprovar que fazem parte do quadro efetivo ativo de suas instituições. No caso das vagas de ampla concorrência, é preciso ter atuado por no mínimo um semestre, entre os anos de 2023 e 2024, no ensino ou na gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

O processo seletivo é feito por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que abrange as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. A prova objetiva contém 50 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025.

O resultado da seleção sai no dia 18 de março de 2025, e o início do semestre letivo está previsto para abril. As aulas acontecem em parte no formato presencial e a distância, dependendo do componente curricular.

Inscrições
As inscrições são feitas pelo site do próprio ProfEPT. O candidato deve escolher em qual instituição associada pretende cursar o mestrado e submeter um texto de até 1000 caracteres descrevendo a sua intenção de pesquisa, relacionando a escolha pela linha de pesquisa com as suas práticas profissionais. Se aplicável, o candidato deve indicar a sua opção de cota e a necessidade de atendimento especial para a realização da prova. Veja todos os documentos necessários no edital.

Acesse o edital.

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  • 20/12/24
  • 13h24

Atenção candidato(a)! A Comissão Organizadora do ENA 2025 retificou nessa segunda (16/12) o edital nº 01/2024 ProfEPT.

Candidato(a) que já possui inscrição anterior a data de retificação, poderá emitir um novo documento com a nova data, imprimindo a 2ª via do boleto.

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 08-11-2024, o Edital ProfEPT Nº 01/2024 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2025.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

ATIVIDADE

DATAS*

Data de publicação do Edital

08/11/2024

Inscrições

08/11/2024 a 10/01/2025

Período de solicitação de isenções

08/11 a 14/11/2024

Resultado das solicitações de isenções

18/11/2024

Recursos ao resultado das solicitações de isenções

19 e 21/11/2024

Resultado final das solicitações de isenções

25/11/2024

Data limite para pagamento da inscrição

13/01/2025

Divulgação das inscrições homologadas

15/01/2025

Recursos ao resultado das inscrições homologadas

16 e 17/01/2025

Resultado final das inscrições homologadas

21/01/2025

Resultado das solicitações de condições especiais

15/01/2025

Recurso ao resultado de condições especiais

16 e 17/01/2025

Resultado final de condições especiais

21/01/2025

Divulgação do local de realização do ENA

17/02/2025

Realização do Exame Nacional de Acesso

23/02/2025

Divulgação do gabarito

24/02/2025

Recursos ao gabarito 

25 a 27/02/2025

Divulgação do gabarito Final

03/03/2025

Divulgação da nota individual 

12/03/2025

Recursos à nota individual 

13 e 14/03/2025

Resultado Final

18/03/2025

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

19/03 a 03/04/2025

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

A partir de 4 abril de 2025


*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

EDITAL

Edital - (formato .pdf - tamanho 861 kb) - retificado em 16/12/2024

Edital - (formato .pdf- tamanho 1.422 kb ) - divulgado em 08/11/2024

Edital em Libras - divulgado em 14/11/2024

RESULTADOS

Resultado final das solicitações de isenções - (formato .pdf -  tamanho 146kb) - divulgado em 25/11/2024

Resultado das solicitações de isenções - (formato .pdf -  tamanho 153kb) - divulgado em 18/11/2024

BIBLIOGRAFIA ENA 2025
Acesse o conteúdo aqui.

PERGUNTAS FREQUENTES 
Dúvidas, clique aqui.

INSCRIÇÕES
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  • 17/12/24
  • 09h04

Título do projeto: DO MODELO TECNICISTA DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Manoel José Porto Júnior

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, comparando o modelo pedagógico da Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL) na década de 1990, supostamente neotecnicista, com o modelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nas décadas de 2010 e 2020, que se propõe omnilateral, politécnico e integrado. A partir da análise de entrevistas com egressos e documentos institucionais, o estudo busca compreender a influência desses modelos na formação profissional e na ascensão social dos estudantes. A metodologia consiste em um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo para interpretar os dados. Investigam-se as diferenças entre as práticas pedagógicas das duas instituições, a qualidade do ensino oferecido e a inserção dos egressos no mundo do trabalho e acadêmico.  A pesquisa questiona se o modelo dos IFs é mais atrativo para as classes menos privilegiadas e se contribui mais para a ascensão social dos egressos. O estudo busca contribuir para a compreensão dos impactos do modelo de Ensino Médio Integrado na formação dos estudantes e para a reflexão crítica sobre as políticas educacionais da EPT no Brasil. Espera-se que os resultados da pesquisa auxiliem na formulação de propostas para tornar o Ensino Médio Integrado mais atrativo para as classes menos privilegiadas e para a democratização do acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Escolas Técnicas Federais; Institutos Federais.

Data da qualificação: 19 de Dezembro de 2024

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Maiquel T6

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  • 13/12/24
  • 13h58

Título da Dissertação: Equidade de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e desafios

Produto Educacional: Ciclos Formativos Gênero e Feminismo na EPT: Discussões necessárias

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918223

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte 

Resumo: Este estudo se aproxima da temática gênero, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam os contextos das experiências dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visa, como objetivo geral, analisar de que modo as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e feminismo na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero nos cursos integrados do IFFar - Campus Jaguari; conhecer as representações estudantis dos cursos integrados sobre gênero na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na Linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nos apoiaremos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, trabalhando com alunos maiores de idade do Ensino Médio Integrado (IFFAR - Campus Jaguari), utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito à equidade de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Feminismo. Currículo Integrado.

Data da defesa: 19 de dezembro de 2024

Horário: 14h

Local: Reitoria IFFar - Santa Maria

Convite Defesa Lilian T5

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  • 12/12/24
  • 10h27

Título da Dissertação: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS NA EPT

Produto Educacional: Descomplicando a Cota

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918180

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Maria Rita Py Dutra

Resumo: A política de cotas étnico-raciais, implementada no Brasil em 2012, visa garantir o acesso de pretos e pardos e indígenas a diversos níveis de ensino. Nos Institutos Federais, as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) avaliam os candidatos autodeclarados pretos e pardos nos processos seletivos. Este estudo teve como objetivo conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas étnico-raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. A pesquisa também buscou mapear a produção científica sobre a política de cotas étnico-raciais, o conceito de ser preto e pardo no Brasil e as comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões para determinar se um candidato tem direito a vaga por cota étnico-racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões em implementar a lei de cotas étnico-raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas para qualificar os processos inclusivos para o público das cotas étnico-raciais. Como produto educacional, foi desenvolvido o podcast Descomplicando as Cotas, com o intuito de esclarecer o processo de acesso às cotas étnico-raciais no Instituto Federal, elucidando as etapas da autodeclaração e heteroidentificação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e a metodologia snowball, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os resultados evidenciam a importância de ampliar o entendimento sobre as cotas étnico-raciais e os critérios de heteroidentificação, visando a melhoria contínua das práticas educativas na EPT.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comissão de Heteroidentificação; Cotas Étnico-Raciais; Produto Educacional; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 13 de dezembro de 2024

Horário: 14h


Local: Auditório da Reitoria - IFFAR - Santa Maria

Convite Defesa Darlene T5

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  • 10/12/24
  • 10h09
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