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Título do projeto: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Drª Elenise Felzke Schonardie
Resumo: Busca-se nesta pesquisa observar a possibilidade de melhorar o ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha através da criação de uma proposta para formação de uma Comissão interna especifica de formas alternativas de resolução de conflitos, além da produção de um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. Com intuito de delimitar e organizar os estudos, será dado enfoque para a mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos e haja vista a experiência como medidora da presente pesquisadora e a aplicação desta última alternativa no âmbito do Instituto. Desta forma, o estudo pauta-se em através do que demanda o enfoque da teoria de Luis Alberto Warat e também sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O projeto busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? O contorno da pesquisa está baseada na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que trabalha com a questão dos percursos em relação a temática junto do ambiente institucional e tem a pretensão de fomentar e apresentar uma proposta de regulamentação e material favorável ao Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, possibilitando como produto educacional um manual de aplicação destas modalidades pacificadoras. Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o projeto de pesquisa como para elaboração do produto educacional será utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, aplicada, com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa será de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da produção textual a ser apresentada como produto educacional.
Palavras-chave: Formas alternativas; conflitos; IFFar.
Data da qualificação: 10/12/2021
Horário: 13:30h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/wJbR-iNxZ9Q

Publicado em Notícias
- 03/12/21
- 09h34
Título da Dissertação: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.
Produto Educacional: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Assumindo um compromisso com a construção de uma nação democrática e atendendo aos programas governamentais de formação profissional e combate às desigualdades estruturais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos profissionalizantes nas modalidades de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil é marcada pela dualidade estrutural. Perseguir um modelo de sociedade com um sistema educacional mais acessível e igualitário à educação básica, pública, gratuita, unitária, omnilateral e de qualidade, propondo uma ruptura entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, é passo importante para a formação de sujeitos éticos, autônomos, críticos, com maior autoestima, preparados para o mundo do trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa se insere no interior das discussões sobre trabalho e educação e buscou investigar a trajetória profissional e as mudanças de vida que o curso PROEJA em Comércio do IFFar - Campus Júlio de Castilhos, promoveu aos egressos. A pesquisa é de caráter qualitativo com uso de investigação bibliográfica, documental e de campo com questionários e entrevistas. A análise dos dados foi realizada a luz da análise textual discursiva (ATD). Os egressos trouxeram à luz questões importantes para compreender as mudanças em suas vidas e o enfoque do valor da educação. Conquistaram, pela educação no Ensino Médio Profissional, para além da relação com o mundo do trabalho, melhoria no sentido pleno da vida, como a autoestima, a satisfação e realização pessoal, bem como a autonomia com melhoria na leitura de mundo e senso crítico/ético. O empoderamento é o grande segredo do PROEJA. Consideramos que o PROEJA em questão, integra as dimensões da vida humana e proporcionou melhor compreensão da realidade no meio em vivem, através do acesso ao conhecimento como direito, potencializando a consciência dos sujeitos na busca de uma sociedade transformada e mais justa.
Palavras-chave: PROEJA; EJA EPT; Instituto Federal Farroupilha; Mundo do Trabalho.
Data da defesa: 09 de dezembro de 2021
Horário: 09h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/HOfxwcvWIL8

Publicado em Notícias
- 01/12/21
- 10h57
As incrições para o VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, deverão ser realizadas no site:
https://www.even3.com.br/viseminarionacionalprofept/
Quarta-feira - 01/12/2021
20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Professor Convidado
Publicado em Notícias
- 30/11/21
- 10h40
Título da Dissertação: O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL
FARROUPILHA: perspectivas para o pós-pandemia
Produto Educacional: "Organizando os estudos em tempos de ensino remoto"
https://drive.google.com/drive/folders/1cAdUE2Q2lbMAxu5568l5y9CkBYiKVTyA?usp=sharing
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, e Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: A evasão e retenção são uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino e, a partir do ano de 2020, esses índices foram impactados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Tendo isso em vista, o presente trabalho busca estudar as ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito (PPE), e quais projetos foram desenvolvidos pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), para redução do abandono escolar e retenção durante o período da pandemia. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar - Campus Jaguari. A finalidade principal deste trabalho é propor um guia para os estudantes visando um melhor aproveitamento da aprendizagem em tempos de pandemia, através de uma avaliação das ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito. Para elaboração desta dissertação e produto educacional foi aplicada a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa realizando a coleta das informações em plataformas governamentais e arquivos e documentos do Instituto Federal Farroupilha. Também foi desenvolvido como produto educacional o Guia “Organizando os estudos em tempos de ensino remoto”.
Palavras-chave: Permanência e êxito; educação profissional e tecnológica; evasão escolar; pandemia
Data da defesa: 02 de dezembro de 2021.
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/SEjDoAjk26w

Publicado em Notícias
- 30/11/21
- 08h30
VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.
É com grande alegria que compartilhamos a programação do nosso seminário de alinamento conceitual do ProfEPT que vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2021. Fica o convite/convocação aos docentes, discentes e egressos do programa.
Diante do cenário ocasionado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), a sexta edição do Seminário ocorrerá de modo virtual, contando com a participação dos docentes credenciados ao Programa, pertencentes às Instituições Associadas (IAs) e provenientes dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Colégio Pedro II e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, além de alunos e egressos.
Trata-se de uma oportunidade de formação, a partir das bases teórico-epistemológicas da EPT, bem como de encontro e planejamento entre os docentes responsáveis pela oferta dos componentes curriculares do ProfEPT, além da socialização de pesquisas e produtos educacionais considerados destaques nas cinco regiões brasileiras.
- PROGRAMAÇÃO DO VI SEMINÁRIO NACIONAL ProfEPT -
Quarta-feira – 01/12/21
18h 30min – Mesa de Abertura do VI Seminário Nacional do ProfEPT
19h 15min – Mesa Redonda: Desafios e contribuições da interação entre teoria e prática aos processos formativos na EPT
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERJ/UFF
Profa. Dra. Marise N. Ramos - UERJ/FioCruz
Quinta-feira – 02/12/21
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Obrigatórias (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
18h – Mostra de Produtos Educacionais com Egressos do ProfEPT das cinco regiões brasileiras
20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Convidado – Prof. Dr. Fernando Haddad – USP
Sexta-feira – 03/12/21
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Eletivas (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
Publicado em Notícias
- 12/11/21
- 10h15
O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar terá sequência das atividades no dia 09 de novembro com o Painel que será proferido pelo professor Marcelo Lima da UFES. O tema do painel será “Ciência, Cultura e a Tecnologia no Brasil: Avanços e retrocessos do papel das instituições de Educação Profissional e Tecnológica”.
A atividade iniciará às 19 h, de forma online, com o lançamento de livros e terá sequência com a palestra proferida pelo Professor Marcelo Lima.
O link de transmissão pela WebTV do IFFar é o seguinte https://youtu.be/YFYCNMMRMnw
Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0]
Publicado em Notícias
- 04/11/21
- 11h24
O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar inicia dia 03 de novembro com a palestra de abertura do Evento que será proferida pelo professor Dr. Domingos Leite Filho da UTFPR. O tema da palestra será “A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na EPT.
As atividades acontecem de forma online, com inicio previsto para as 19h, no seguinte link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FG-_vG_C75U.
As demais atividades do evento acontecem nos dias 09 e 11 de novembro, também no turno da noite a partir das 19h.
Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0.
As inscrições para ouvintes na palestra do dia 03 e nas demais atividades do evento podem ser feitas no Sistema Bookline no seguinte link http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept.
Publicado em Notícias
- 27/10/21
- 15h59
No dia 03 de novembro de 2021 irá ocorrer a Palestra de abertura do II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia, para se inscrever basta acessar o link: http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept.
Publicado em Notícias
- 26/10/21
- 17h23
Estão abertas as inscrições para participação como ouvinte nas atividades do II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT.
O evento organizado em parceria entre o Mestrado ProfEPT do IFFar e a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT acontecerá nos dias 03, 09 e 11 de novembro de 2021, de forma online, no turno da noite, a partir das 19 horas.
As inscrições serão realizadas por atividade e devem ser feitas no seguinte endereço eletrônico: http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept
Foi publicada também hoje a listagem de trabalhos aceitos para apresentação no mesmo Seminário que acontecerá na noite de 11 de novembro de 2021.
A programação do evento e a listagem de trabalhos aprovados organizados por salas de discussão pode ser acessada no site do evento
https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio
Aguardamos a todos!
Publicado em Notícias
- 15/10/21
- 13h08
Título da Dissertação: Trajetória da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul ao Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul: uma análise a partir do Curso Técnico em Agropecuária.
Produto Educacional: Recortes da Trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado.
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602837
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientadora: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul (EAF SVS), até o Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar-Campus SVS) a partir do Curso Técnico em Agropecuária. Buscou-se a realização de um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificando na concepção de ex-gestores os desafios e fatos marcantes; e junto aos egressos, atuais servidores do IFFar-Campus SVS, a importância da instituição em sua trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico foi contextualizada historicamente a EPT, as EAFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) até a atual institucionalidade IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso histórico-organizacional. A coleta de dados realizou-se através de fontes documentais, de entrevista semiestruturada com ex-gestores e de um questionário on-line com egressos do Curso que hoje fazem parte do quadro de pessoal do IFFar-Campus SVS. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, conforme requisito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), foi elaborado o Produto Educacional, uma Cartilha Virtual destinada e validada com os alunos ingressantes dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar-Campus SVS intitulada: “Recortes da trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado”, objetivando a visibilidade histórica e sexagenária, o reconhecimento da instituição em âmbito local e regional e a constituição do Curso na formação de técnicos e cidadãos através de um ensino público, gratuito e de qualidade.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal Farroupilha; Técnico em Agropecuária; Trajetória.
Data da defesa: 19 de outubro de 2021
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/fKaoT5jGPQc

Publicado em Notícias
- 01/10/21
- 08h21





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