Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Secretaria de Comunicação

IFFarCast

Publicado em Quinta, 10 de Junho de 2021, 13h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Série de podcasts sobre pesquisa, ensino e extensão produzida pela Secom em parceria com a WebTV.

Acompanhe nas plataformas Spotify e SoundCloud.

 

IFFarCast_652x351-equal.png

Episódios

#1 - Covid-19: Um biossensor para detecção da doença (maio/2021) Spotify | Soundcloud

No primeiro episódio da série, os jornalistas Lauren Steffen e Vitor Dorneles conversam sobre uma pesquisa que tem como finalidade o desenvolvimento de um biossensor para a detecção da Covid-19, uma forma de tornar sua identificação mais simples, rápida e barata. No programa, a professora do Campus São Borja, Franciele Wolfart, e as três bolsistas do projeto, Ana Luiza Lorenzen Lima, Ariane de Moraes dos Santos e Luâni Poll dos Santos, explicam o funcionamento do biossensor, falam sobre os desafios de desenvolver o projeto durante a pandemia e ressaltam a importância do apoio do IFFar e da Fapergs para a pesquisa. 

 

#2 - Vacinação contra a Covid-19: esclarecendo dúvidas (maio/2021) Spotify | SoundCloud

Nesse episódio, o professor de Biologia do IFFar - Campus Panambi, Gérson Azulim Muller, e a médica e professora Cristine Scattolin Andersen respondem às principais dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. O áudio é originado da live transmitida pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube no dia 19 de abril de 2021. 

 

#3 - Impactos da redução orçamentária (julho/2021) Spotify | SoundCloud

Nos últimos anos, tornou-se comum ouvirmos notícias sobre cortes orçamentários e contingenciamentos na área da educação. Mas o que essa redução de recursos significa na prática? E como ela pode comprometer as atividades das instituições de ensino públicas, como o IFFar? Para abordar essas questões, conversamos neste episódio com a Reitora do IFFar, Nídia Heringer, com a Pró-reitora de Administração, Mírian Kovhautt e com o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Arthur Frantz. Também conversam conosco a professora Letícia Gressler e a estudante Eduarda Martins, do curso de Medicina Veterinária do Campus Frederico Westphalen. Programa gravado no dia 20 de julho de 2021.

 

#4 - Pró-id@de, um projeto para o envelhecimento ativo (agosto/2021) Spotify | SoundCloud

Neste episódio, falamos sobre o projeto Pró-id@de, desenvolvido pelo IFFar - Campus Júlio de Castilhos. O projeto tem como objetivo criar um ecossistema colaborativo de monitoramento e comunicação visando ao envelhecimento ativo. A proposta foi aprovada no edital Empreendedorismo Inovador, do MEC, em 2020.

 

#5 - Projeto apresenta ferramentas para uma gestão saudável das emoções (setembro/2021) SoundCloud | Spotify

No quinto episódio do IFFarCast, as jornalistas Lauren Steffen e Carolina Weber conversam com as participantes do projeto de extensão “Inteligência Emocional: uma necessidade do nosso tempo”, desenvolvido desde 2019 no Campus Panambi. O projeto tem como objetivo de apresentar dicas e ferramentas a jovens estudantes para que aprendam a gerenciar suas emoções de maneira mais saudável. 

Fim do conteúdo da página